No final do Torneio de Verão, o treinador do Varzim fez um balanço positivo da pré-época. Destacou as boas primeiras partes dos jogos frente ao Benfica B e Vitória SC, como pediu aos adeptos para acreditar. “O ano passado conseguimos os nossos objetivos”.
Balanço do torneio?
Fizemos uma excelente pré-época. Estamos a corresponder, e independentemente dos resultados estamos no caminho certo. O Varzim é uma equipa que está a criar processos, que têm soluções, que joga com alegria, com um domínio sobre o jogo.
Dos jogos, foi um grande torneio. Dominamos o Benfica B (sábado) durante a maior parte do jogo, especialmente na primeira parte, e podíamos ter resolvido o jogo. Hoje (domingo), contra uma equipa da primeira liga, Vitória Guimarães, que está a jogar em competições na Europa, e jogamos cara a cara. Fizemos mais uma vez uma grande primeira parte e na segunda, o Vitória a querer reagir. Acho que foi um bom jogo, com bons princípios. Estamos satisfeitos em termos globais por aquilo que produzimos.
O plantel do Varzim está fechado?
Fomos pacientes e sabemos aquilo que queremos, as características dos jogadores que queríamos para o clube e não é fácil contratar jogadores para o Varzim, ou melhor, com características para jogar à Varzim. Conseguimos fazer um excelente plantel.
Do 11 apresentado, qual a resposta?
Trabalhamos quase sempre ou sempre nesta pré-época para jogar com equipas muito mais acima que nós e as respostas foram excelentes, independentemente do resultado. Aquilo que produzimos deixou-nos altamente satisfeitos. Faltam-nos mais 2 jogos de pré-época e com certeza vamos concluir esta pré-época dentro daquilo que eram as minhas perspetivas e os meus objetivos.
Sobre os capitães de equipa, no sábado a braçadeira não esteve com o guarda-redes Ricardo. É uma opção ter um jogador de campo?
O Ricardo é o nosso principal capitão. É uma lenda do Varzim e um jogador com uma história. Foi o que levantou a Taça, não foi nenhum dos outros. Naturalmente, nós selecionamos os 4 capitães de equipa, o principal capitão de equipa é o Ricardo.
Sobre o campeonato da Liga 3?
Temos um primeiro objetivo e temos de trabalhar em função dos principais objetivos. Queremos chegar nos primeiros 4 lugares da série, que é o primeiro objetivo. Depois, iremos ter os seguintes. Passará, seguramente depois naquele processo de subida. Sobre a mensagem para os varzinistas, o que eu posso dizer é que nós estamos a trabalhar bem, sabemos o que queremos, para onde vamos e vamos fazer uma caminhada extraordinária juntos, eles que acreditem nisso, como acreditar em mim? O ano passado e nós conseguimos os nossos objetivos.
Equipa técnica com 9 elementos e 4 capitães de equipa
Para a época 2023/2024, o corpo técnico do Varzim é constituído por 9 elementos, liderado por Vítor Paneira. O treinador conta com cinco adjuntos, Márcio Rocha (adjunto principal) André Mota, Gerson Cardoso, Ludovic e João Sampaio.
Também fazem parte, Ricardo Pereira (treinador de guarda-redes), Miguel França (preparador físico) e Gonçalo Real (analista).
O clube também anunciou que quatro jogadores serão capitães de equipa, um por cada setor. O guarda-redes Ricardo, o defesa central Xandão, que chegou esta temporada ao clube, o médio Vasco Rocha, e o avançado Rui Areias.