Contratos do concurso público de autocarros da AMP vão ser assinados a 29 de novembro

0
1711
Foto: STCP

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) anunciou na segunda-feira que os contratos do concurso público de autocarros vão ser assinados daqui a uma semana, no dia 29 de novembro.

No final da reunião da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, da qual é presidente, Eduardo Vítor Rodrigues explicou que depois de assinados, os contratos vão seguir para o Tribunal de Contas para obter o visto. Até ao final do primeiro semestre do próximo ano, as novas concessões devem estar a funcionar, segundo estimativa do autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues lembrou também que o concurso público foi impugnado por oito vezes, pelo que sofreu atrasos: “os atrasos decorreram de ações judiciais com efeitos suspensivos, não por incompetência ou má vontade da AMP”, afirmou.

O concurso público de 394 milhões de euros foi lançado no início de 2020 e, inicialmente, tinha sido adjudicado por 307,6 milhões de euros. Vai ser criada uma nova rede de autocarros de 439 linhas com “uma imagem comum em todo o território”.

O lote Norte Poente, que abrange a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, foi adjudicado à empresa Auto Viação do Minho/Transdev/Litoral Norte.