Convívio volta ao centro histórico de Rates com as ‘Festas da Vila’ (fotos)

0
2192

Regressou ao final da tarde de sexta-feira e prolonga-se até este domingo, as ‘Festas da Vila’ em S. Pedro de Rates. O evento, que esteve ausente nos dois últimos anos, devido à pandemia covid-19, concentra-se na zona histórica da freguesia poveira.

O convívio, constituído pela participação das associações locais, alia a gastronomia aos trabalhos tradicionais de Rates, com destaque para o ciclo do linho e do pão, a arrancada do linho e uma malhada de centeio.

Na abertura, Paulo João, presidente da Junta de Freguesia, enalteceu a alegria da população “no que diz respeito à preparação do evento”, para a população local e também muitos visitantes.

Associou-se a esta festa, Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara da Póvoa, que não deixou de sublinhar que os ‘Dias da Vila’ “é também um espaço de cultura”.

As ‘Festas da Vila’ começaram na sexta-feira com a Arrancada do Linho, protagonizado por várias mulheres do Grupo de Cantares do Linho de Rates, cantares ao desafio e da uma noite de fados.

Para o fim de semana, 16 e 17 de julho, o programa contempla a realização de Jogos tradicionais: torneio da malha, jogo do prego, jogo da corda, corrida de sacos, teatro e uma sessão com folclore.

Depois, no dia de domingo, todas associações vão subir ao palco, para que em diversos apontamentos seja o ponto de partida para “animar as festas, que encerrará a festa com a atuação de um DJ ao vivo. Fotos José Alberto Nogueira.