A sede da Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim (VarziCoop) acolheu um debate que se debruçou sobre o tema ‘Como apoiar a Agricultura, um setor fundamental para a economia local?’. Dinamizada pelo Centro do Clima, a sessão serviu para identificar os desafios que preocupam atualmente o setor primário, de maneira a criar metas e medidas para o Plano Municipal de Ação Climática. Além da VarziCoop, participaram na iniciativa mais entidades ligadas ao setor, nomeadamente a Horpozim, Leicar e a Escola Agrícola Campo Verde de S. Pedro de Rates
Numa altura em que as alterações climáticas e as suas consequências estão na ordem do dia, principalmente neste setor, o debate envolveu dezenas de produtores, agricultores e empresários agrícolas numa discussão construtiva e produtiva que abordou ideias e boas práticas, para além de explorar soluções que tornem o setor agrícola mais sustentável, competitivo e adaptado aos desafios atuais, como as alterações climáticas e a valorização dos produtos locais.
A sessão, realizada na passada sexta-feira, 7 de fevereiro, foi dinamizada e moderada por quatro colaboradores do Centro do Clima – Sara Rocha, Rosa Moreira, Silvana Pontes e Manuel Miranda – contou também com a presença da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e presidente do Conselho Diretivo do Centro, Sílvia Costa.
Este texto faz parte de um artigo publicado na última edição em papel no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).