Coro Capela Marta está com apontamentos digitais para celebrar sete décadas de histórias

0
668

A Capela Marta celebra a 19 de março os seus 70 anos de existência. Com aniversário em Dia do Pai, o coro está a homenagear tanto os fundadores como aqueles que os sucederam e fizeram a história do grupo até aos dias de hoje.

As iniciativas já começaram, são diárias e todas online na página de Facebook. “Fazemos a publicação, por exemplo, de fotografias com momentos da nossa história desde a fundação até ao presente”, fez saber João Magalhães, presidente da Capela Marta. “Também temos testemunhos de diversas personalidades da Póvoa, e não só, que estiveram de alguma forma ligadas ao grupo. Estas publicações irão manter-se não só até ao dia de aniversário mas provavelmente até final do mês”.

No próprio dia de anos haverá ainda uma missa às 19h transmitida nas redes sociais. De resto, nessa manhã, elementos da direção farão também a habitual romagem ao cemitério.

Por causa da pandemia, recorde-se, o coro está com a atividade suspensa há praticamente um ano. “Nós quisemos desde o início fazer parte da solução. Somos um grupo com média de idades bastante elevada e há elementos que são sensíveis a nível de saúde, pelo que decidimos parar a atividade, mesmo em termos de ensaios”, argumentou João Magalhães.

Nesta fase, a associação tem preparado apenas aspetos administrativos e de organização para, quando for possível reabrir, a transição não ser tão brusca. Seja como for, uma coisa é certa: “Quando voltarmos ao trabalho teremos de dar muito no duro. Quando pudermos voltar a reunir iremos ter pela frente algum tempo para poder recuperar as vozes. Isto é quase como um atleta, as cordas vocais precisam de ser exercitadas para conseguirmos chegar ao nível de antes. Por isso não temos perspetivas de quando é que poderemos atuar”. Depois, poderá haver novidades quando tudo voltar ao normal: “Estamos a pensar em possíveis alterações na imagem do coro, como por exemplo na indumentária”, adiantou o responsável.

Falta somente dizer que o coro tem 28 membros e que ninguém saiu durante este período de pandemia. A nível financeiro a situação está controlada, também graças ao apoio autárquico.

Foto arquivo