Coros paroquiais marcam arranque dos concertos do Ciclo de Música Sacra de Rates (fotos)

0
4208

No sábado à noite teve lugar o primeiro de vários concertos do Ciclo de Música Sacra de Rates, com a presença dos coros paroquiais de S. José de Ribamar da Póvoa de Varzim, o Grupo Coral Paroquial de Terroso, o Grupo Coral Paroquial de Estela e o anfitrião Grupo Coral Paroquial de Rates. O encontro prossegue este domingo, pelas 18 horas, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates com a atuação do Coro Genenis, dirigido por Ernesto Coelho.

O XVII Ciclo de Música Sacra começou na noite de sexta-feira com um colóquio ‘A Música na Liturgia, um momento de arte e catequese’, o qual contou com a presença do cónego Hermenegildo Faria, o presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, Emanuel Pacheco, e o compositor e organista da igreja do Marquês, do porto, Eugénio Amorim.

Depois, para 13 de maio, há o concerto de órgão ‘Variações para órgão’, por Rui Soares, seguido no dia seguinte pelo concerto ‘A frescura sagrada no canto juvenil’, com a participação do Coro Pequenos Cantores de Pevidém, Coro Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos, Coro InfantoJuvenil de Beiriz, e Coro Pequenos Cantores de Rates.

No fim de semana seguinte, a 20 de maio, atua o Ensemble Corde-Voce, dirigido por André Carriço, no concerto ‘Sonoridades con spirito’, e a 21 de maio, o Coro Voces Verbi, dirigido por Rodrigo Oliveira, no concerto ‘Na Eucaristia com Maria’.

O Ciclo termina no fim de semana de 27 e 28 de maio, com ‘Em silêncio com Maria até à Cruz’ no sábado, pelo Ensemble da Escola Arquidiocesana de S. Frutuoso (Braga), dirigido por André Carvalho, e ‘Sub tuum praesidium’ no domingo, pelo Coral ‘Ensaio’, Sinfonietta Pró-Música e o organista Daniel Sousa, dirigidos por Tiago Carriço. Fotos de José Alberto Nogueira.