Correntes d’ Escritas: Câmara distingue Diamantino e Marcelo o Município (fotos)

0
447

Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, foi homenageado, este sábado, com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, “pela dedicação e organização durante 26 anos do Correntes d’Escritas”. A insígnia foi entregue por Aires Pereira, presidente da Câmara, que destacou, o facto de o evento “não ter parado por altura da presença da Troika em Portugal, como ultrapassou a pandemia da Covid”.

Na altura, o público que encheu o Cine Teatro Garrett, saudou com uma enorme salva de palmas o autarca que idealizou o festival literário, cuja edição nº 26 teve o seu epilogo ao final da tarde de sábado.

Presente na sessão, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, também anunciou que em breve Luís Diamantino será distinguido em cerimónia nacional. O chefe de Estado, disse que a sua presença no evento foi para celebrar a Livro e a sua diversidade, mas para homenagear a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com a insígnia da Ordem do Mérito, entregue a Aires Pereira.

Já na manhã de sábado, todos os elementos que colaboram na organização dedicaram uma homenagem a Luís Diamantino, “num momento extra, carregado de emoção, afeto e gratidão”, com a oferta de um marcador de livros com uma citação da sua autoria “As Correntes apanham-nos no abraço e mandam-nos para todos os lugares nas folhas de um livro”.

Na sessão de encerramento foram entregues os prémios a todos os vencedores da 26ª edição do Correntes d’Escritas. Antes, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Feira do Livro, instalada no exterior do Teatro Garrett. Notícia desenvolvida na edição impressa de 26 de fevereiro.