Correntes d’Escritas homenageia escritor que marca presença em todas as edições

0
226
Foto: CMPV

A cerimónia de abertura do Correntes d’Escritas conta sempre com o lançamento da revista, este ano, a número 24, dedicada ao escritor Onésimo Teotónio Almeida, que desde o primeiro ano do festival literário que faz questão de marcar presença, mesmo estando a viver nos Estados Unidos desde 1972.

A edição de 2025 vai ficar marcada para o escritor e filosofo, por esta homenagem, que não foi de todo uma surpresa para Onésimo Almeida “eu não posso dizer que isso é surpresa, porque há tempos fui informado sobre isto”, afirmou. O escritor confessou “não tenho jeito para situações destas, mas vou contar uma história que se passou aqui no Correntes”. Essa história passava por um dia Onésimo estar a liderar uma mesa, e no final haver filas para os escritores assinarem livros e um senhor abordar o escritor açoriano, para lhe oferecer um livro e na hora de assinar “me ter perguntado -«e o seu nome é?», ou seja, se ele estivesse cá hoje já saberia o meu nome”.

No final, e depois de muitas histórias partilhadas, o único escritor que esteve presentes em todas edições deste festival, agradeceu a homenagem e confessou que tem gravado na sua memória todas as edições.