Covid-19: Só as pessoas infetadas vão precisar de fazer isolamento

0
1418

As novas medidas para controlar a pandemia de covid-19 já foram anunciadas, depois do Conselho de Ministros desta quinta-feira. Em conferência de imprensa, a ministra de Estado e da Presidência descreveu um alívio nas restrições em vigor, consoante aconselhado pelos especialistas na reunião no Infarmed de ontem.

O novo leque de medidas aponta o fim do confinamento dos contactos de risco – o isolamento é reservado para as pessoas com teste positivo, tendo ou não sintomas. Deixa de ser recomendado o teletrabalho, e os limites de lotação em estabelecimentos comerciais acabam.

O certificado digital passa a ser exigido apenas nas fronteiras. Para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, e bares e discotecas, já não é necessário o teste negativo.

No entanto, algumas medidas mantém-se. É o caso da exigência de teste negativo, salvo certificado de 3ª dose de vacinação ou de recuperação, para visitar lares ou pacientes internados em estabelecimentos de saúde. Também a máscara continua obrigatória nos espaços interiores onde é exigida atualmente.

Mariana Vieira da Silva adiantou ainda que estas medidas seguem para Belém ainda nesta quinta-feira, para serem promulgadas nos próximos dias pelo Presidente da República.