No dia 11 de novembro do ano passado, a equipa do MAIS/Semanário foi até ao For-Mar, para conhecer o grupo que iniciava o curso Português Língua de Acolhimento, nível A1 e A2. Eram 19 horas, na sala já estavam os alunos, o silêncio ecoava, e os olhos de esperança postos nos cadernos e canetas era o que mais se sentia.
Três meses depois, a 17 de fevereiro, voltámos a falar com o mesmo grupo. Já não havia silêncio na sala, todos conversavam e revelaram felicidade por falarem português. Não era só pelos rostos que se via essa felicidade, era também pelas expressões que agora já sabiam dizer e escrever.
Agora, damos a conhecer um pouco da história de quatro cidadãos estrangeiros, para quem estes cursos, promovidos no âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI) Póvoa de Varzim, da operação Póvoa de Varzim Potencia Literacias, mudaram as suas vidas.
Este texto faz parte de um artigo publicado na edição de 26 de março no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).