Cursos da Camisola Poveira com 80 formandos e lista de espera de mais 25

0
442

Os cursos de aprendizagem da camisola poveira têm nesta altura 80 formandos e uma lista de espera de mais 25. Na perspetiva de Aires Pereira, isto mostra que “os poveiros responderam ao desafio e estão interessados em preservar o património”, disse na terça-feira.

As duas formações têm tipologias diferentes, uma articulada pelo IEFP, enquanto a dos Amigos do Museu da Póvoa será num formato de Curso de Ocupacional de Tempos Livres. “É notório que este é um projeto que está a despertar interesse, e a adesão superou todas as expectativas. À autarquia cabe criar todas as condições para promover o Centro de Interpretação da Camisola Poveira e propiciar que haja mais gente a produzir este artigo tão típico da nossa cultura”, disse o autarca.

Além de ceder o espaço físico para a realização dos cursos, no Centro Póvoa Empresas, a Câmara Municipal irá suportar os custos com as formadoras e os materiais utilizados, contribuindo, igualmente, para a certificação dos processos de qualidade e autenticidade das Camisolas Poveiras, além de disponibilizar uma plataforma digital para venda dos artigos produzidos pelas artesãs.

Carla Vale, delegada regional do IEFP, acrescentou que esta formação se “enquadra na nossa missão de serviço público de emprego e formação profissional certificada, que vai permitir às formandas aprenderem este ofício e exercerem a atividade por conta própria ou através de uma cooperativa”.

Foto CMPV