A Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim, divulgou, os resultados das sessões de colheita promovidas pela associação da Póvoa e realizadas pelo Centro de Sangue e Transplantação do Porto, no ano de 2024: o número de dadores inscritos foi 1.912 e o número de dadores aprovados foi 1.635. O número de dadores de sangue tem vindo a aumentar.
Na primeira segunda-feira do mês de fevereiro, na sede da Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim, foi dia de colheita e o nosso jornal foi perceber mais sobre o processo. As pessoas chegam e tem a possibilidade de comer e beber alguma coisa, depois são atendidas por um médico e mediante a consulta são encaminhadas para a sala, onde estão os cadeirões e os enfermeiros.
Ivo Real, de 48 anos é da Póvoa de Varzim e já é dador de sangue desde “os 19 anos, e sempre que posso venho, esta já é a minha 34 ª dádiva”, disse. Questionado sobre o motivo que o levou a doar sangue, Ivo Real afirma “sinto-me bem em doar e ao mesmo tempo, sempre é um bocado mais de controlo que temos”.