A pouco mais de um mês do arranque do Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio, foi já divulgado o espetáculo de abertura. “Damas da Noite” sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett pelas 21h30 do dia 22 de setembro.
Com texto e encenação de Elmano Sancho, a farsa surge “para dar vida ao meu alter ego feminino” e “dar corpo, voz e vida a esta menina desejada pelos meus pais, mas que não chegou a nascer”, diz o encenador. Por isso, foi “ao encontro das drag queens, as damas da noite, flores que abrem ao anoitecer e exalam um perfume inebriante”.
O espetáculo conta com a interpretação do próprio Elmano Sancho, para além de Dennis Correia (Lexa Black) e Pedro Simões (Filha da Mãe).
Esta sessão de abertura é fiel ao lema da XI edição do Festival: “O Ser Humano e os outros Seres, Humanos”. A organização do É-Aqui-in-Ócio pretende incentivar “a reflexão sobre o Ser Humano e sobre a relação do Ser Humano com os outros seres”. Quer ainda abrir “a porta da verdadeira acessibilidade e inclusão, porque diferentes somos todos”.
O Festival Internacional de Teatro é organizado pela Varazim Teatro e tem, pela primeira vez, o apoio do Ministério da Cultura, para além do apoio do Município da Póvoa de Varzim. Acontece de 22 de setembro a 2 de outubro.
O programa e atividades paralelas vão ser divulgados no dia 1 de setembro, sabendo-se para já que “todo o programa reflete esta Humanidade em termas pertinentes e urgentes da sociedade atual”.