Deputado poveiro lança críticas ao Governo no combate à inflação e do IVA 0% nos bens alimentares (vídeos)

0
1581

Afonso Oliveira, poveiro do PSD na Assembleia da República, teceu duras críticas ao Governo pela sua atuação “de improviso” quanto à decisão de reduzir à taxa 0 de IVA em várias dezenas de alimentos.

O deputado lembrou no Parlamento, que o primeiro-Ministro e o ministro das Finanças chegaram a afirmar que “era um erro e que nem pensar em reduzir o IVA, porque o exemplo que vinha de Espanha demonstrava que não teria efeito nos preços finais”.  “Temos que aprender com os outros, inclusivamente com os erros que cometem e tirar as nossas próprias ilações”, citou o deputado sobre afirmações dos governantes.

E Afonso Oliveira na sua intervenção argumentou que o próprio Governo em poucos dias “é capaz de o contrário”, e que agora “esta é uma medida que vai funcionar”.

Para o deputado social-democrata, esta mudança revela “que confiança poderemos ter nas convicções do Governo quando defende as suas medidas?, e acrescenta: “Para este Governo é mais importante a propaganda das medidas do que a avaliação do efeito real na vida dos portugueses”, e que tudo não passa de “um improviso”.

Afonso Oliveira acusa que “estamos perante um Governo sem Estratégia para o país”, como adianta que as medidas anunciadas “são tardias e largamente insuficientes, que muito poucos são os produtos que terão uma redução de IVA para zero”, e que segundo o próprio “não permite grande poupança para os portugueses”, e conclui: “Porque é que não se consideraram todos os bens essenciais? Porquê só estes e não todos?”