Foram descobertos na Praia Nova de Vila Chã “vestígios de um possível complexo de exploração de sal”. De acordo com a Câmara Municipal de Vila do Conde, ainda não foi possível datar as salinas através de métodos fiáveis.
Os vestígios foram avistados pela primeira vez em 2020, por um munícipe. Na altura, o mesmo alertou o Gabinete Municipal de Arqueologia, mas “só agora é que o mar permitiu que os mesmos pudessem ser estudados”, adianta o Município num comunicado enviado na quarta-feira.
O complexo inclui duas estruturas de evaporação, que consistem em “dois pequenos tanques onde o sal cristalizava, de fundo plano, em argila, delimitados por pedras fincadas no chão e rebocadas pelo interior para impedir que a água escapasse”.
Numa das extremidades de cada um dos tanques está colocada uma pia “que era usada para acumular a água e sujidade produzida durante o processo de limpeza”.
Ainda não foi possível datar as salinas, mas a Câmara Municipal diz que “ao longo da costa portuguesa existem outros exemplares semelhantes que remontam ao período da romanização e que possuem caraterísticas semelhantes”.
“Os vestígios encontrados na Praia Nova de Vila Chã são muito frágeis e, por isso, a ajuda de todos na preservação deste património arqueológico é muito importante, evitando remexer naquele local. Para mais informações contacte o Gabinete Municipal de Arqueologia através do e-mail arqueologia@cm-viladoconde.pt”, termina o comunicado.