“Um reforço da presença e atuação das nossas forças de segurança na via pública, com o objetivo de relembrar as regras básicas que hoje são tão importantes como eram há um ano atrás: manter o distanciamento, utilizar a máscara e higienizar as mãos”, foi pedido por Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, durante uma reunião do Conselho Municipal de Segurança, que decorreu ao final da tarde desta segunda-feira nos paços do concelho, e que teve como análise o início da terceira fase de desconfinamento.
No encontro com a presença das chefias da PSP, GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, Bombeiros e Delegado de Saúde, o autarca solicitou uma maior intervenção dos agentes das autoridades e assegurou que em paralelo será realizada uma campanha de sensibilização junto das pessoas para “isto não voltar para trás”.
Na reunião foram levantadas pelas forças de segurança “um conjunto de situações que são muito preocupantes”, disse o edil, e esclareceu “nomeadamente sob o ponto de vista da concentração de pessoas e que merecem uma vigilância mais apertada”.
Avisos serão espalhados nas zonas de concentração de pessoas
Aires Pereira voltou a alertar que “o nosso futuro vai ser muito o resultado de cada uma das nossas ações individuais e temos visto algumas concentrações de pessoas em determinadas zonas da cidade, algumas sem usarem máscara e na procura pelas esplanadas. A Câmara vai colocar em todos esses sítios avisos com as regras a cumprir e de forma a chamar a atenção da situação em que nos encontramos”.
O presidente de Câmara assegurou que “a Polícia Municipal também vai estar mais presente nestes locais e sensibilizar os proprietários dos estabelecimentos e os utentes para a necessidade do cumprimento das normas porque caso contrário podemos ser confrontados com outro tipo de imposições e acho que estamos a tempo de evitar essas situações”.