Desfile de Carnaval das crianças levou às ruas cor, alegria e folia (fotos)

0
3878

As ruas da Póvoa ganharam um colorido especial, na manhã desta sexta-feira (28), com o desfile de Carnaval infantil, que junta todas as crianças/alunos dos estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e do 1º CEB e instituições do concelho.

O desfile saiu da Praça do Almada e percorreu a Rua da Junqueira e o Largo do Passeio Alegre, entre personagens de animação, princesas, polícias e super-heróis as 1.400 crianças que deram vida ao Carnaval na Póvoa, encheram as ruas de alegria, confetes e serpentinas.

O Grande Colégio da Póvoa escolheu como tema as emoções. O educador Rúben explicou que “as crianças vivem muito as emoções, assim como os adultos, mas as crianças vivem-nas à sua maneira”. Ainda do Grande Colégio numa turma dos 4 e 5 anos, a educadora Ana Ferreira contou que o tema das fantasias é “pintores, um tema que estamos a explorar ao longo do ano, todos os meninos inspiraram-se num pintor e pintaram a sua própria bata”.

Da Instituição Madre Matilde, a educadora Claúdia Santos, inspiraram-se “na paz e no amor” para as fatiotas do grupo. Com crianças dos 3 aos 6 anos, a responsável, afirmou “que foi difícil controlar as emoções dos mais pequenos, ainda por cima com a chuva, complicou tê-los dentro da sala, eles ficam muito exitados para sair”.

O Instituto Maria da Paz Varzim, deu continuidade um projeto educativo que está relacionado com o meio ambiente, então “eles vieram vestidos chuva e sol e de arco-íris”, contou a educadora.

O Centro Social Monsenhor Pires Quesado, fez um tema global, escolhido de forma conjunta “entre família e escola e eles vieram de Sherk e Fiona, porque foi o mais votado. Durante toda a semana eles brincam as Carnaval e como há um tema, nós combinamos que durante a semana vão fantasias com outras fantasias”, explicou a educadora Ana Paula Guerreiro.

Por fim, o Educar e Prevenir quis “fazer uma homenagem as pescadores da Póvoa e às mulheres sempre foram um símbolo muito importante”, afirmou a educadora Maria Arteiro.