O Núcleo de Proteção Ambiental de Matosinhos, do Comando Territorial do Porto da GNR, detetou na passada terça-feira, 3 de maio, 49 infrações durante uma operação de fiscalização numa empresa de segurança privada com canídeos.
A empresa, localizada no concelho de Vila do Conde, “prestava serviços de segurança com animais, principalmente em locais de obras de construção e empresas industriais”, explica a Guarda em comunicado.
As infrações detetadas diziam respeito “às condições do bem-estar animal e à regulamentação para a atividade”.
A GNR avança que foram elaborados 17 autos de contraordenação por falta de vacinação obrigatória antirrábica, 15 por falta de seguros de responsabilidade civil da atividade exercida e de canídeos perigosos, 14 por falta de licença de canídeos, dois por falta de licença de alojamentos dos canídeos e um por falta de licença da atividade de prestação de serviços.
“A ação policial contou com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e da Autoridade Veterinária Municipal de Vila do Conde”, lê-se na nota.