A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, apela à realização do teste à infeção por VIH, Hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis. Esta recomendação surge no âmbito da Semana Europeia do Teste de Primavera 2021, organizada pela EuroTEST (https://www.eurotest.org/), que vai decorrer entre 14 e 21 de maio.
A iniciativa tem por objetivo incentivar todas as comunidades da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde a promoverem a consciencialização sobre o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH, Hepatites Virais e Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a eficácia da adesão ao tratamento.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde associa-se à Iniciativa e relembra toda a comunidade que as infeções por VIH, hepatites virais e IST requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes e as pessoas em situação de maior risco.
“A pandemia por covid-19 afetou especialmente as populações mais vulneráveis. Os dados de 2020 revelaram um decréscimo no número de testes realizados, à escala global. É, por isso, particularmente importante promover o acesso aos testes como um serviço de saúde essencial. A retoma das atividades realizada de forma segura e consciente devolve à população a confiança e oportunidade para conhecer o seu estado serológico”, explica a DGS.
O teste é gratuito, seguro e confidencial. Saiba onde fazer o teste aqui: https://www.pnvihsida.dgs.pt/diagnostico21/teste1.aspx