DGS fala em 46 casos de legionella na região mas tranquiliza: “Não há contágio de pessoa para pessoa”

0
1556

A diretora-geral da saúde revelou que existem nesta altura 45 casos de doença dos legionários ligados à região de Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

“O facto de existir a pandemia de Covid-19 não anula as outras patologias. Estamos na altura de ter esse tipo de doença do legionário e, desde o dia 29 de outubro, foram notificados na região norte 74 casos. Desses, 46 pertencem ao mesmo foco na região de Póvoa de Varzim e Vila do Conde”, explicou Graça Freitas na conferência sobre a Covid, em resposta a uma pergunta do MAIS/Semanário.

“As autoridades de saúde estão a investigar e, quando se suspeita que há uma fonte de emissão, são feitas análises, neste caso à água. De qualquer forma, se tiverem problemas respiratórios devem contactar os médicos”, disse lembrando que esta doença afeta sobretudo os mais idosos.

Graça Freitas deixou ainda uma mensagem de tranquilidade: “Não é uma doença que se contagie de pessoa para pessoa. Contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada com esta bactéria”.