Dia da Camisola Poveira: um símbolo que une comunidade local (fotos)

0
1666

Centenas de pessoas vestiram este domingo a indumentária que marca a identidade da Póvoa de Varzim e desfilaram pelo centro da cidade, para celebrar o Dia da Camisola Poveira, data associada ao dia 8 de dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Póvoa de Varzim. Várias gerações participaram no evento.

O desfile, que teve lugar pelo segundo ano consecutivo, realizou-se entre a Praça do Almada e o Largo David Alves, com passagem pela Rua da Junqueira. Um coro da Escola de Música, a Banda Musical da Póvoa, o Rancho Poveiro e a Capela Marta, interpretaram temas musicais poveiros, que encheram de orgulho a comunidade local.

Já no Largo David Alves, o edil Aires Pereira, enalteceu a dedicação dos poveiros às tradições e à camisola, “que fazem questão de continuar a preservar esta memória e que posso vos afirmar que a Camisola Poveira nunca desaparecerá. Hoje, cada um de nós tem uma camisola em casa”.

Antes, o autarca fez questão de lembrar o episódio que envolveu em 2021 a estilista e designer norte-americana Tory Burch, que produzia e vendia cópias da tradicional camisola poveira. Aires Pereira fez questão de recordar o diálogo que teve na altura com a norte-americana: “Onde é que fica a Póvoa de Varzim? Quem são esses poveiros que não me largam? Quem são esses poveiros que decidiram fazer desta luta a luta da sua vida”.  Somos só os poveirinhos da Póvoa de Varzim pela Graça de Deus, como se costuma dizer, somos naturalmente diferentes”, sublinhou. Fotos José Alberto Nogueira.