António Torres, presidente da União Desportiva e Cultural de Argivai, será homenageado pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai no âmbito do Dia de Argivai. Apesar da efeméride se celebrar a 26 de março, por este dia ser uma quarta-feira, a cerimónia de homenagem decorre no domingo, 30 de março.
“Este ano, o executivo da Junta de Freguesia decidiu, por unanimidade, reconhecer o trabalho de décadas de António Torres”, indica a União de Freguesias, que destaca a dedicação do dirigente ao “movimento associativo, nas suas vertentes desportiva, cultural e etnográfica”. Segundo a Junta, António Torres “nunca descurou a participação cívica e participou sempre na vida política de Argivai”.
Por isso, a autarquia deixa o convite: “no dia 30 de março, se jogou futebol no Argivai, se praticou atletismo, se dançou no Rancho, se praticou ténis de mesa, se participou no Carnaval ou no Cortejo de Costumes, não se esqueça de participar na comemoração duma vida inteira dedicada à freguesia de Argivai”.
A cerimónia tem lugar no Salão da Junta de Argivai, pelas 15h30 de domingo. Uma hora mais tarde, e seguindo o espírito da homenagem, decorre no campo do Argivai um “grande jogo” de futebol entre os veteranos da UDC Argivai e os veteranos do Varzim SC.
Mas antes, no próprio Dia de Argivai (26), a fadista poveira Sílvia Raquel vai protagonizar um concerto na Junta de Freguesia de Argivai, pelas 21 horas. Nessa ocasião, será apresentado pela primeira vez o Hino de Argivai, criado pelo compositor poveiro Francisco Regufe, já falecido.
O Dia de Argivai assinala-se a 26 de março, por ser este o dia em que foi feita a primeira referência escrita à freguesia. Esta referência data de 953, e está inscrita no livro da condessa Mumadona Dias, onde a freguesia é referida como Argivadi.