Dia da Freguesia de Balasar celebrado com distinções e orgulho (fotos)

0
185

O dia 7 de maio de 1422 é a data da formação da Freguesia de Balasar, que tal como no ano passado, contou na última quarta-feira, com duas homenagens a duas figuras importantes para a freguesia. Foram agraciados com a Medalha de Mérito e Reconhecimento o Padre Francisco Dias de Azevedo (a título póstumo), representado pela sua irmã, e o jovem Lino Miguel Machado Araújo.

Sobre o padre Francisco Dias de Azevedo, o presidente da Junta, José Araújo, explicou que esta medalha póstuma era “pelo seu empenho e contributo para a causa da Alexandrina de Balasar e pelos seus quase 50 anos como pároco”. A medalha foi entregue à irmã do padre, que tudo fez para a Beatificação de Alexandrina e conseguiu. Também na área social e cultural elevou sempre Balasar.

O segundo homenageado, Lino Miguel Machado Araújo recebeu a medalha pela coragem e sentido de responsabilidade e ainda por levar o nome da freguesia mais longe. Como “atleta de motonáutica na categoria GP1 da equipa Palhares Racing Team da Federação Portuguesa de Motonáutica ficou em 1º lugar no Campeonato Nacional”, contou o presidente da Junta. A partir daí já arrecadou muitos primeiros lugares em provas nacionais e internacionais e pódios em campeonatos mundiais. Mais recentemente, “em 2024 conseguiu o 1ºlugar no Campeonato Nacional e 3º no Campeonato do Mundo.

A cerimónia teve um momento musical por António Pedro Fonseca e contou com a presença de Andrea Silva, vereadora da Câmara da Póvoa de Varzim, e Marco Silva, presidente da Assembleia de Freguesia de Balasar.