A freguesia de Argivai assinalou, na quarta-feira, dia 26 de março o dia de Argivai por ser este o dia em que foi feita a primeira referência escrita à freguesia. Todos os anos a Junta de Freguesia tem feito algo para marcar a data. Este ano, para além de cantarem os parabéns, o serão de quarta-feira contou com um concerto da fadista poveira Sílvia Raquel e foi apresentado o hino de Argivai, pela primeira vez, escrito e composto por Francisco criado pelo compositor poveiro Francisco Regufe.
Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, no momento de comemoração no dia 26, afirmou que “os momentos de alegria para mim enquanto presidente de junta é quando tenho estas salas cheias” e continuou assumindo que o facto de as pessoas estarem presentes, significa que “e que parte do trabalho que se está a fazer tem algum resultado, porque se existe alguma definição de uma junta de freguesia é trabalhar para as pessoas”.
Ricardo Silva salientou ainda o facto de este dia “antes não ter razão de ser, porque se quando a freguesia existia de facto e era uma freguesia, se calhar não havia tanto a necessidade de celebrar o dia da freguesia”. No entanto o presidente desta união de freguesias sublinhou que “com esta união de freguesias, sempre foi da nossa opinião, embora agora se tenha vindo a discutir, e queremos reforçar esta questão a palavra é reforçar o sentido de pertença e identidade da freguesia, porque não se está aqui a fazer o dia da união das freguesias, mas sim o dia da freguesia”.
No final Ricardo Silva convidou todos a estarem presente, no próximo domingo, dia 30 de março, na “homenagem que é sempre a um nome que é proposto na reunião do executivo e, este ano, decidiu-se que era o Sr. António Torres. Desde há mais de 50 anos, a partir do desporto que o Sr. António Torres trabalha para a sua freguesia e muitas das coisas que existem aqui na freguesia e das pessoas aqui na freguesia e que passam por cá tem uma referência aqui de Argivai”. A cerimónia tem lugar no Salão da Junta de Argivai, pelas 15h30 de domingo.
Uma hora mais tarde, e seguindo o espírito da homenagem, decorre no campo do Argivai um “grande jogo” de futebol entre os veteranos da UDC Argivai e os veteranos do Varzim SC.