Dia do PI: a constante que molda o mundo

0
1343

Nesta quinta-feira, dia 14 de março, é celebrado o Dia do Pi. Esta data tem uma importância global significativa, sendo comemorada um pouco por todo o mundo, em particular nos Estados Unidos, país onde se iniciaram as celebrações em 1988, e onde a convenção do formato da data (mês/dia) corresponde à aproximação mais comum da constante matemática π: 3,14.

O Pi, representado pela letra grega π, é um número irracional e que possui, por isso, casas decimais infinitas sem qualquer padrão repetitivo. Resulta da razão (divisão) entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Por conta da infinidade de algarismos e para simplificar operações matemáticas, utiliza-se geralmente a aproximação 3,14, com apenas duas casas decimais.

Esta constante assume um papel crucial numa ampla gama de campos, incluindo a engenharia, a física, a ciência da computação e a exploração espacial. Na engenharia, por exemplo, é aplicada no cálculo de estruturas circulares, como pontes e torres. Já na física, é utilizada em equações relacionadas à mecânica quântica e ao estudo de ondas. Na ciência da computação, o número Pi é aplicado em algoritmos e fórmulas matemáticas complexas.

A celebração do Dia do Pi nos Estados Unidos é marcada pela tradição de preparar e saborear tortas, aproveitando o trocadilho entre “pie” (torta, em inglês) e a constante matemática π (pronunciada da mesma forma, em inglês).

Este dia assume especial importância para os matemáticos e adeptos da ciência, já que coincide com o aniversário de Albert Einstein e o falecimento de Stephen Hawking, dois dos maiores ícones da física moderna.

Para alguns entusiastas, a precisão do número Pi e da celebração deste dia vai além das duas casas decimais comuns. Considerando uma aproximação mais detalhada, o momento de pico das celebrações ocorre à 1:59 da tarde, representando as cinco primeiras casas decimais do π (3,14159). Outros ainda defendem a marcação das 1:59:26 do dia 14 de março como o “Segundo do Pi”, em alusão às sete primeiras casas decimais do número.

A paixão e a determinação à volta da constante que Arquimedes calculou, pela primeira vez, no século III a.C., não se fica por esta celebração. Em 2022, a Google alcançou um marco impressionante ao calcular o número Pi com 100 biliões de casas decimais, recorrendo aos seus supercomputadores e ao Google Cloud, para bater o recorde no cálculo da constante matemática mais famosa do mundo. Antes disso, em 2015, Suresh Kumar Sharma, da Índia, surpreendeu o mundo ao recitar, por memorização, 70.030 dígitos do Pi em pouco mais de 17 horas. Este tem sido, aliás, um marco que muitos entusiastas do Pi tentam bater, havendo registo até de um ranking global para esta proeza incomum.

O Dia do PI revela-se, assim, uma ocasião de celebração para os entusiastas da matemática, proporcionando ainda uma oportunidade para se reconhecer a importância deste número transcendente a várias áreas do conhecimento humano.