O Dia da Escrita à mão é comemorado no dia 23 de janeiro. A escrita, uma invenção com vários milhares de anos, foi um marco na história da humanidade que permitiu que as sociedades transmitissem conhecimento e informação entre si, e preservassem esse mesmo conhecimento por gerações futuras.
Com o Dia da Escrita à Mão, pretende-se despertar uma arte que, nos dias de hoje, com a tecnologia, fica em segundo lugar.
Sabia que existem vários benefícios em escrever à mão? Que não passam apenas por ser uma atividade motora? O exercício de escrever à mão permite ativar a nossa mente, pois desenvolve o raciocínio, aumenta a atenção e concentração.
Deixamos aqui 5 dos inúmeros benefícios de escrever à mão:
Melhora a escrita
O ato de escrever à mão permite-nos repensar sobre o poder das palavras e sobre como passá-las para um papel. Não há acesso a corretores automáticos ou inteligência artificial que facilitem o processo.
Aumenta a compreensão e a aprendizagem
Segundo um estudo publicado na revista Psychological Science, tirar notas à mão é melhor para a memorização de conceitos. As pessoas que anotam à mão costumam prestar mais atenção às informações do que as pessoas que escrevem no computador: existe sempre uma tendência para anotar tudo o que está a ser dito sem selecionar e memorizar o que é importante.
Alivia a depressão e ansiedade
Escrever à mão tem sido associado a diversos benefícios para a saúde mental, e algumas pesquisas apontam que escrever à mão ajuda na expressão de emoções de maneira mais íntima. Escrever sobre sentimentos, preocupações ou experiências, pode ajudar a processar essas mesmas emoções. Ao colocar no papel pensamentos, as pessoas podem ganhar insights sobre si mesmas e encontrar maneiras de lidar com os desafios.
Atraso o declínio mental
Escrever à mão traz benefícios cognitivos, que é importante para a estimulação do cérebro.
Estimula a criatividade
A escrita à mão é única para cada indivíduo. A caligrafia, o estilo de escrita e até os rabiscos pessoais podem refletir a individualidade de uma pessoa. Essa expressão pessoal pode ser uma fonte de inspiração criativa.