Direção do Centro do Clima da Póvoa demite diretor “por unanimidade e por não acatar orientações”

0
279

Pedro Macedo, um dos impulsionadores para a criação do Centro do Clima na Póvoa de Varzim, com sede na freguesia de S. Pedro de Rates, foi demitido antes do final do ano passado. A decisão foi unânime entre os 5 elementos que compõem o Conselho Diretivo do Centro do Clima.

“A falta de reporte e de comunicação do diretor ao Conselho Diretivo, para cumprimento das linhas de orientação e estratégia do Centro, motivou a decisão por unanimidade da saída de Pedro Macedo”, disse ao MAIS/Semanário, Sílvia Costa, presidente do Conselho Diretivo da Associação, constituída em maio de 2024.

Sílvia Costa, adiantou que “o diretor não acatava as orientações do Conselho Diretivo, como não enviava muitas vezes os documentos solicitados para o órgão diretivo da Associação, o que causou dificuldades no relacionamento”.

A presidente do Conselho Diretivo do Centro do Clima, sublinhou que, entretanto, “a restante equipa se mantém e está motivada em continuar o projeto, bem como colocar em prática as ações previstas para o centro do clima, no âmbito do projeto financiado na ordem de 1 milhão de euros, que resultou de uma candidatura europeia que integra a município e a Associação Biopolis”.

Por sua vez, Pedro Macedo, disse ao JN que “o meu despedimento foi justificado pela independência que insisto em manter no cargo. Na verdade, tenho consciência que o meu único pecado foi ter negociado diretamente o contrato-programa, algo que nunca me foi perdoado”.

O Centro do Clima na Póvoa de Varzim, o primeiro em Portugal, foi inaugurado em julho de 2023, sendo a Associação constituída passado um ano, sendo o Conselho Diretivo composto por Sílvia Costa, presidente, Luís Ramos, vereador da Câmara Municipal, Cláudia Fernandes, da Biopolis, Paulo João, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates e Ângela Seixas, coordenadora da Proteção Civil na Póvoa de Varzim.