Os serviços de streaming crescem em Portugal, inclusive a Netflix que registou queda nos utilizadores em quase todo o mundo. Isso está a aumentar a disputa do mercado, com a Prime Video, a Apple TV+, a Disney+ e a HBO Max em busca de mais percentagem de espetadores. Essa é uma tendência entre os portugueses, que consomem mais conteúdos online, e não apenas dos serviços de streamings, mas também das redes sociais.
Desde 2020, o consumo de vídeos online na Europa está a crescer. Alguns dados mostram que mais de 80% do tráfego de dados da internet são direcionados para consumo de conteúdos neste formato. Isso pode explicar o sucesso do YouTube, do TikTok e de outras redes sociais em Portugal. O mesmo pode ser dito do Instagram, que possui mais de 6 milhões de utilizadores. Essa é a tendência da web, que está a abrir espaço para diferentes conteúdos.
Porém, são os serviços de streamings que mais chamam a atenção. Um relatório divulgado pelo site SapoTEK mostrou que a Netflix continua a crescer, cerca de 2%, entre os portugueses. O serviço norte-americano domina 26% do mercado, mas vê uma ameaça real com o surgimento de alguns rivais. É o caso da HBO Max, por exemplo, que surgiu recentemente e já possui 1% dos utilizadores. A Apple TV+ e a Disney+ são outros serviços com grande potencial para crescer por cá.
A Prime Video ainda está na segunda colocação, com 23% do mercado de streaming, mas não registou o mesmo crescimento que outros serviços. Isso é uma evidência da disputa pelo mercado que ocorre em Portugal. Algo positivo para quem está em busca de preços mais acessíveis, ou de conteúdos variados. Os catálogos estão a ficar mais completos com a chegada de mais serviços.
YouTube a crescer em Portugal
Essa tendência de vídeos online é positiva não só para alguns serviços de streaming, mas também para o YouTube. Em Portugal, a rede social é frequentada por 90% dos utilizadores de Internet, o que representa algo em torno dos 7 milhões de contas ativas, sendo a segunda mais usada. Números que chamam a atenção de diferentes públicos em todo o país, desde músicos poveiros até grandes empresas em busca de maior impacto.
A ideia de fazer campanhas publicitárias nas redes sociais está a crescer em todo o mundo, e o YouTube é um dos sítios web mais buscados para isso. Criar um video promo é uma tarefa acessível, e rende bons resultados para as empresas. Uma publicação popular na web, por exemplo, pode conseguir milhões de views em poucos meses. Um alcance que só é possível na Internet.
Outras redes sociais também podem ser usadas para isso, inclusive o recém-chegado TikTok. A rede social da China foi a que mais cresceu no mundo, a conseguir mais de 500 milhões de utilizadores. Essa popularidade faz com que mais criadores de conteúdo e empresas estejam presentes na plataforma. O Instagram, o Facebook e o Twitter não ficam de fora dessa tendência, apesar do menor crescimento em comparação com as outras duas redes sociais que estivemos a citar.
Portugal tem mais ofertas de serviços digitais, sobretudo no assunto streaming e de videos online. O domínio da Netflix fica ameaçado, e não apenas pela Prime Video, mas por todos os novos concorrentes que estão a chegar, desde a Disney até a tradicional HBO. Uma disputa saudável que precisa ser comemorada pelos portugueses, que podem ganhar mais ofertas e catálogos completos do entretenimento mais popular da atualidade. Esse é impacto da popularidade dos vídeos online entre os portugueses.