A sessão de lançamento do documentário “Caminhos da Transição”, realizou-se no último sábado, 7 de dezembro e desde então já conta com cerca de 300 visualizações. O documentário está disponível no canal de Youtube de Fernando Antunes Amaral.
A estreia dos “Caminhos da Transição” decorreu online, e no final, houve ainda um breve debate, que deu a conhecer o trabalho do realizador e antropólogo visual, Fernando Antunes Amaral. Também se discutiram temas relacionados com as florestas em Portugal e as possibilidades de colaboração entre ativistas, associações locais, poder local e a relevância da ação climática em tempos de crise ecológica.
O Centro do Clima reforça a importância deste documentário, como instrumento para a promoção e disseminação de histórias sobre iniciativas que, procuram desenvolver processos de transição nas comunidades, um pouco por todo o país.
“Caminhos em Transição” foi realizado em 2023, o ano mais quente de que há registo na história, e o ano em que foi criado o Centro do Clima da Póvoa de Varzim. O documentário é o resultado do que pretendia ser uma reportagem sobre a digressão do documentário “Alternativas” em Portugal.
Fruto da digressão feita pelo realizador e pelo Centro do Clima, ambos ficaram a conhecer várias iniciativas em diversas áreas, como projetos comunitários, que ajudam a promover espaços de sociabilidade e de governança participativa, projetos educativos, parcerias locais para o desenvolvimento e projetos que investigam e implementam protótipos para a produção de energia renovável.