Duas semanas de S. Pedro com grande noitada de sábado para domingo

0
1828

O programa das festas de S. Pedro foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, pelo vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara da Póvoa, Luís Diamantino, que esteve acompanhado por um par de cada bairro e respetivos presidentes, no Salão Nobre. O S. Pedro arranca a 25 de junho e vai colorir a cidade até ao dia 6 de julho.

Ao apresentar o programa deste ano, Luís Diamantino frisou a questão da segurança, como ponto primordial durante as duas semanas de festa, na Póvoa de Varzim, para que todos possam viver o S. Pedro com alegria e folia, mas com segurança. “A segurança não passa só pelos meios vigilantes nesses dias, começa com o comportamento responsável da comunidade”, disse o autarca.

Das iniciativas, a 25 de junho, o Auditório da Lota recebe o S. Pedrinho da Pequenada, às 10h00. No mesmo dia, às 22h a cidade ganha mais cor e luz com a abertura da iluminação festiva. No dia 27 de junho, às 22h será o momento de conhecer os tronos de cada bairro.

A noitada de S. Pedro, de 28 para 29 de junho, que este ano acontece de sábado para domingo, terá muita animação nas ruas, com a passagem das Rugas e naturalmente com as sardinhas assadas. Às 00h há o fogo de artifício piromusical, no porto de mar.

No dia de S. Pedro, dia 29 de junho, feriado municipal, para além da missa de S. Pedro, às 11h na Igreja da Lapa, segue-se uma tarde com atividades, entre elas, a arruada às 14h15 e o concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim e da Banda Marcial d Foz do Douro, que vão interpretar “S. Pedro Poveiro”, às 15h. Logo a seguir, às 16h, a cidade torna-se mais solene para receber a procissão de S. Pedro.

Este ano, o grande concerto de São Pedro, no dia 29 às 22h, vai ter como protagonista a cantora portuguesa Aurea, que ao longo de 11 anos de carreira tem enchidos salas e vai, certamente, lotar o Largo Vasques Calafate, em frente ao Casino da Póvoa. Notícia desenvolvida na edição papel de 28 de maio.