É “muito provável” que a seca se agrave em fevereiro, alerta IPMA

0
722
Foto: Rafael Marchante/Reuters

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que é “muito provável o agravamento da situação de seca meteorológica no final de fevereiro, em todo o território do continente”. O aviso foi lançado nesta quinta-feira, num comunicado em que afirma que a seca piorou durante o mês de janeiro.

“Verificou-se, em relação a dezembro, um aumento significativo da área e da intensidade da situação de seca, estando todo o território em seca”, informa o IPMA. A maior parte de Portugal (54%) está em seca moderada, 34% está em seca severa e 11% em seca extrema, com apenas 1% do território continental em seca fraca.

Segundo o IPMA, o grau de seca é “ligeiramente inferior” ao registado no final de 2005, que foi a seca mais intensa desde 2000.

Até ao dia 3 de fevereiro, não se prevê a ocorrência de precipitação significativa. A temperatura do ar deve subir ligeiramente a partir do final de janeiro.

A médio prazo, o IPMA prevê que o mês de fevereiro terá níveis de precipitação “inferior ao normal em praticamente todo o território”.

Por isso, “será muito provável o agravamento” da seca até ao fim de fevereiro. “Para a situação de seca diminuir significativamente ou mesmo cessar no mês de fevereiro, seria necessário que nas regiões do Norte e Centro ocorressem quantidades de precipitação superiores a 200/250 mm e na região Sul superiores a 150 mm, situação que somente ocorre em 20% dos anos”, adianta.