Durante o ano de 2023, os Ecocentros Móveis, promovidos pela LIPOR, continuaram a sua viagem pelos Municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Espinho, tendo conseguido arrecadar mais de 61.300 quilos de resíduos e equipamentos eletrónicos para reciclar.
Na totalidade, foram entregues pelos cidadãos 93.820 quilos de materiais que, em termos práticos, equivale ao peso de três autocarros de passageiros.
Não foram só os materiais eletrónicos que contribuíram para o sucesso da recolha. Na lista estão os tinteiros e tonners (mais duas toneladas face ao ano anterior) as lâmpadas (mais uma tonelada), pilhas, embalagens contaminadas, rolhas de cortiça, papel não embalagem, CDs e DVDs.
O objetivo principal desta iniciativa da LIPOR, em parceria com os oito Municípios, é que os resíduos não acabem no lixo. “Todos estes materiais que não sabemos exatamente o que fazer com eles quando não têm mais utilidade para nós, podem ter um destino sustentável se entregues nos ecocentros móveis”, refere a Lipor.