Elevação de Árvore a vila votada esta semana na Comissão de Poder Local

0
315
Foto: CMVC

O relatório do projeto-de-lei para elevar a freguesia vilacondense de Árvore à categoria de vila será apreciado e votado na quinta-feira, 12 de dezembro, na Comissão de Poder Local, e seguirá para votação final global no plenário da Assembleia da República.

Na rede social Facebook, o PS/Árvore afirmou que “este processo surge ao abrigo da Lei 24 / 2024 de 20 de fevereiro, aprovada ainda na anterior Legislatura, do Governo do Partido Socialista”, e que o voto favorável do Grupo Parlamentar do PS está já confirmado, com o qual “está garantida a aprovação desta proposta”.

“Num momento simbólico, que une todos os arvorenses, também os socialistas arvorenses, liderados pelo José Mário Martins, que atualmente é o presidente da Assembleia de Freguesia, vão marcar presença no hemiciclo, junto dos Deputados do Partido Socialista”, indica.

Também na mesma rede social, o PSD/Vila do Conde referiu que este projeto se trata “da realização de uma aspiração há muito ansiada pelos arvorenses e liderada pelo PSD, que, em dezembro de 2023, apresentou uma proposta inicial na Assembleia de Freguesia, tendo, em boa hora, acelerado a respetiva tramitação na Assembleia da República através do seu Grupo Parlamentar, evitando assim que o processo ficasse refém da ausência de pronúncia da Câmara Municipal”.

A concelhia lamentou na publicação o comunicado do PS de Árvore que surge, defende, “numa clara tentativa de ‘partidarizar’ um processo que nunca liderou” e que “procura construir uma perceção dos factos completamente desalinhada com a infeliz realidade por todos evidenciada, talvez para ganhos políticos de última hora”.

“Mais do que um eventual desleixo político, é um claro desrespeito pelas legítimas aspirações dos arvorenses, os quais guardarão para memória futura quem verdadeiramente trabalhou (ou não) para a realização deste feito histórico”, diz o PSD.