Cerimónia do bota-abaixo em Azurara: Serpescas está pronto para trabalhar na pesca da sardinha (fotos)

0
34

Os estaleiros de Azurara, Vila do Conde, acolheram na tarde quinta-feira a cerimónia de inauguração da embarcação Serpescas, propriedade de Sérgio Pereira. O barco, que começou a ser restaurado há três anos, foi totalmente reestruturado com recurso a apoios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A intervenção realizada permitiu uma modernização estrutural e tecnológica, aumentando de forma significativa a eficiência operacional da embarcação, a segurança a bordo e a adequação às exigências regulamentares do setor.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, da Capitã dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins, do presidente da Docapesca, Afonso Oliveira, entre outras figuras. Os convidados tiveram oportunidade de visitar o interior da embarcação, assistir ao tradicional bota-abaixo e acompanhar a estreia do barco nas águas do rio Ave.

A embarcação deverá comportar entre 18 e 20 trabalhadores e está previsto que o Serpescas entre em atividade nos primeiros meses de 2026, dedicando-se à pesca da sardinha.