Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Empatia no SEO: o que é, e qual a sua importância?

Muitas vezes o mundo do marketing é visto como um meio frio e demasiado distante do fator humano, e das pessoas em si.

É precisamente o contrário. Os melhores marketeers de que temos conhecimento são, e foram, pessoas que deram provas do seu elevado índice de empatia. Mas venha connosco, vamos mostrar-lhe como o SEO Portugal está repleto de empatia e humanismo.

Que tipos de empatia existem?

Num dos seus livros, Daniel Goleman – uma referência sobre o tema da Inteligência Emocional – defende que a empatia é uma emoção que se pode subdividir em três vertentes:

  • Empatia cognitiva: capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.
  • Empatia emocional: capacidade de conseguirmos sentir o que os outros estão a sentir.
  • Preocupação empática: conseguir perceber aquilo que os outros precisam de nós.

Transportando isto para o mundo do marketing e do SEO Portugal, conseguimos entender que uma das primordiais capacidades de um bom marketeer deve ser esta “preocupação empática”.

Qual é a importância da empatia para o SEO Portugal?

Empatia – independente do nicho de mercado em que a queremos aplicar – é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. De o compreender. Ou de perceber o que ele sente.

Então, em que se relaciona isto com o marketing de sucesso?

Vamos buscar uma das vozes mais credíveis e respeitadas no mundo do marketing. Philip Kotler – professor de marketing na Kellog School desde 1962, e uma autoridade na matéria que criou inclusive os famosos 4 P´s do marketing  – diz-nos que, só conseguimos fazer a diferença na vida dos consumidores se nos preocuparmos em contribuir para um mundo melhor.

Entre outras certezas, afirma-nos ainda que nas últimas décadas vimos o marketing avançar de um propósito inicial de “homo economicus” no marketing 1.0 até ao atual marketing 3.0 – uma nova vertente em que as emoções marcam um papel fundamental na decisão dos consumidores.

Então o que significa empatia no mundo SEO?

Significa que nenhuma campanha de marketing alcança rankings de extrema popularidade se não tiver como principal foco as necessidades do cliente. Veja-se os icónicos festivais de publicidade, e o extravazar além fronteiras que atingem – independente de idiomas, tipos de serviços ou classes económicas cujos produtos visam.

E porquê? Porque quando se fala com emoção – algo que um vídeo transmite muito bem – a probabilidade de conseguir contagiar e influenciar os outros, é muito superior. E isso é válido tanto para o SEO Portugal como em qualquer parte do mundo.

Estabelecer empatia no SEO é transportar para o objetivo da “ordem de venda” algo precioso para o ser humano. É servir uma necessidade sua, real e concreta, fazendo-o sentir que o compreendemos. Quando isto se alcança, podemos dizer que estamos perante profissionais de SEO excecionais.

Empatia VS simpatia

Uma vez que já percebemos onde pretende chegar o bom marketing de conteúdos e a relação que ele pode ter com empatia, vamos aprofundar um pouco mais o tema.

Ser empático é o mesmo que ser simpático?

De facto, é preciso chegar à emoção das pessoas. Pois é a emoção que nos deixa uma marca. Porque algo se conectou connosco. E isto é válido, tanto para o SEO Portugal como o de qualquer outro país. Afinal, somos todos pessoas.

A Empatia permite sedimentar um SEO sustentável?

Sim. totalmente. As boas normas do SEO sabem que precisam aproximar-se o mais possível da linguagem do consumidor. Que precisam subir aos píncaros da imaginação para conseguir encontrar as verdadeiras palavras-chave que vão, efetivamente, lançar aquele website nas primeiras páginas dos motores de pesquisa da web.

E dentro do universo do SEO Portugal não é diferente. É essencial ser-se um bom conhecedor da condição humana e das suas necessidades intrínsecas para se ser um bom consultor SEO.

De que forma podemos melhorar a nossa empatia?

  • Leia estatísticas, e faça inquéritos para conseguir perceber a mente do consumidor.
  • Tenha curiosidade em pesquisar as palavras-chave que aparecem nos motores de busca do Google ou Bing para conseguir perceber o que as pessoas estão a pesquisar na internet. Se estão a pesquisar, é porque precisam. Se precisam, é porque não têm. Se elas não têm, talvez você tenha.
  • Simplifique tudo. Muitas vezes, a melhor estratégia de SEO Portugal é aquela que aborda o tema de forma mais simples.

As palavras-chave são para o Google e para os clientes?

Ser empático ajuda-nos a perceber quais as palavras-chave mais pesquisadas porque compreendemos o consumidor. E porque temos sensibilidade para perceber em que fase da vida ele se encontra.

É por esta razão que a empatia com o cliente ajuda a escrever conteúdo relevante tanto para o Google como para o cliente. Quando conseguimos aceitar isto, conseguimos encontrar as keywords certas para o potencial cliente – e não apenas para o Google. Afinal de contas, o Google resulta de um conjunto de comportamentos típicos das pessoas. E que com o passar do tempo se reverteram em métricas de estudo.

Empatia VS liderança no SEO Portugal

Liderança tem tudo a ver com a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. O melhor líder é aquele que observa o seu funcionário, e tenta perceber quais são as suas reais necessidades. Ele sabe que, se o seu colaborador estiver bem, o trabalho é muito mais rentável. Trabalha-se melhor. E não se olha para o relógio. Algo que o SEO Portugal conhece muito bem.

A liderança é um cargo que se conquista, apenas e só, através das emoções. Um verdadeiro líder tem uma extraordinária capacidade de compreender o outro. Entende-o, e tenta ajudá-lo. E é por isso que conquista o seu respeito.

É aqui que uma estratégia líder SEO se destaca das demais. Porque sabe ser líder na capacidade de estabelecer empatia com o consumidor. Sendo que é aqui que nos conseguimos destacar da concorrência.

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