O empresário Américo Campos, e as instituições Cooperativa da Póvoa e o Centro Social S. Pedro de Rates, serão distinguidas no próximo dia 16 de junho, data em que a Póvoa de Varzim vai festejar 50 anos de elevação a cidade.
A proposta dos reconhecimentos foi apresentada por Aires Pereira, presidente da Câmara, na reunião do executivo realizada ao final da tarde de terça-feira, e mereceu a aprovação por unanimidade dos eleitos do PSD e PS.
Américo Campos será agraciado com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, “pelo dinamismo e liderança com que gere o grupo empresarial que criou, referência no mercado ibérico, projetando internacionalmente a Póvoa de Varzim, e pela consciência social que o impulsiona a valorizar colaboradores e a comunidade”, pode ler-se na nota assinada pelo edil.
Por sua vez, a Cooperativa da Póvoa, irá receber o galardão da Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, ao assinalar este ano o seu 75º aniversário “de uma organização cujo contributo, pelas vias da difusão do conhecimento e pelo incentivo das boas práticas e de gestão ambiental e economicamente sustentável, tem sido decisivo para a afirmação da Póvoa de Varzim como um território agrícola de excelência, a nível nacional e europeu, particularmente no setor da agropecuária leiteira”.
Já a Fundação Centro Social de S. Pedro de Rates, será atribuída a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro. Esta entidade é a segunda mais antiga instituição de solidariedade do concelho da Póvoa de Varzim, com 125 anos, “criada a partir da disposição testamentária de António Joaquim Guimarães, a que outros benfeitores deram continuidade – e que é prestadora de serviços nas áreas de Creche, Jardim de Infância, Atividades de Tempos Livres, Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Academia de Saúde”.