Encontro de Música Coral está de volta com seis concertos pela Póvoa de Varzim (fotos)

0
2303

A Associação Cultural Capela Marta apresentou, ao final da tarde de quinta-feira, o programa do IX Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim, que vai trazer música a vários locais da cidade entre 12 e 27 de novembro. Foram convidados 15 coros, com cerca de 500 coralistas, numa edição que mantém o objetivo de ser um momento “de partilha, de pedagogia e um ato lúdico”.

“É uma edição que para nós é muito especial”, adiantou o diretor artístico do Encontro e maestro do Coro Capela Marta, Tiago Pereira, na apresentação realizada no Centro Ocupacional da Lapa. Após a pandemia, que levou ao cancelamento da edição de 2020 e restringiu a de 2021, “vamos voltar ao Encontro de Música Coral como ele era, ou seja, com concertos em que participam três coros de diferentes categorias artísticas, géneros artísticos”, explicou.

O Encontro de Música Coral vai visitar quatro igrejas da cidade, para além da Praça do Almada e a Fundação Dr. Luís Rainha. Os concertos estão marcados para os sábados e domingos de três fins de semana – com uma tertúlia sobre ‘A importância da Música Coral na sociedade atual’ no dia 18, sexta-feira. A tertúlia terá a participação de Janete Ruiz, dos Coros Portugal, do compositor Jorge Prendas, da Vozes da Rádio, e de João Duque, pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa.

A abrir o programa, a 12 de novembro, um concerto na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, com atuações do coro Capela Marta, do Orfeão Limiano (Ponte de Lima) e do Grupo Coral Stella Maris (Anadia). Este será um concerto especial: nesse dia, “faz precisamente dez anos que eu recebi o convite e comecei a trabalhar com a Capela Marta. E foi também na Basílica do Coração de Jesus que fizemos o primeiro concerto”, lembrou Tiago Pereira.

Nos restantes concertos, está programada a participação de coros como as Voces Graves de Vigo (Espanha), o poveiro Coral Ensaio, Vocalis Contrasta (Valença), Coro Feliz Natal Póvoa de Varzim, e do Provocal Ensemble, entre outros.

Para João Magalhães, presidente da Associação Capela Marta, “uma das expectativas que nós temos é no dia 12, podermos dizer à Póvoa de Varzim, o jovem promissor, o jovem de muita categoria, o jovem que sabe, o jovem que põe a Capela Marta, um grupo com 71 anos, ao nível que está hoje. Esse jovem chama-se Tiago André Pereira, e é sem dúvida o futuro da música aqui na Póvoa de Varzim. E é essa a minha grande expectativa, poder naquele dia dizer à Póvoa que temos o Tiago connosco, é um de nós”.

Pode consultar o programa completo do IX Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim na fotogaleria abaixo.