“Ensaios Literários – Um Contributo” celebra legado de Conceição Nogueira (fotos)

0
172

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto foi o cenário, no passado dia 30 de outubro, do lançamento da obra “Ensaios Literários – Um Contributo”, da autoria de Maria da Conceição Nogueira. O livro, que integra o número 37 da coleção “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira”, reúne textos produzidos ao longo da sua carreira docente, resultado de um “apaixonante trabalho de investigação” dedicado à planificação das aulas para os seus alunos.

A autora não escondeu a emoção ao ver publicado um volume que a remete para “um tempo inolvidável da minha vida profissional, os 29 anos de serviço no nosso Liceu, com colegas excecionais”. A obra é, segundo a própria, uma amostra do material que conseguiu motivar os seus alunos, como testemunha o prefácio assinado por Luís Diamantino, seu ex-aluno e antigo vice-presidente e vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A autora recordou com carinho os colegas e amigos que marcaram a sua trajetória, como Maria Fernanda Moreira, Dr. Luís Amaro de Oliveira e Dr. Énio Ramalho, “já desaparecidos do nosso convívio, mas só fisicamente, porque a sua camaradagem, o seu porte gentil, os seus ensinamentos, as suas carinhosas amizades marcaram-me profundamente, para sempre”. Também evocou a amizade com Maria do Carmo Caimoto, Maria Assunção Gomes e António de Azevedo, com quem partilhou projetos culturais.

Além da docência, Maria da Conceição Nogueira destacou-se como diretora do Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, sucedendo ao monsenhor Manuel Amorim, e colaborou com a revista Correntes d’Escritas. Foi distinguida como “Profissional do Ano” pelo Rotary Club em 2010 e recebeu, em 2013, a Medalha de Reconhecimento Poveiro pela Câmara Municipal.

No encerramento do seu discurso, fez questão de agradecer à equipa que tornou possível a publicação do livro, incluindo a Dra. Maria de Lurdes Adriano, Dr. Gustavo Vasconcelos, Maria de Fátima Ferreira, Rita Pereira e Daniel Curval, responsável pela imagem da capa. Também expressou gratidão à Autarquia, nas pessoas do Eng.º Aires Pereira e do Dr. Luís Diamantino, e ao Diário do Minho, pela impressão do exemplar.

A obra “Ensaios Literários – Um Contributo” é, nas palavras da autora, uma forma de presentificar “essa ‘morada imorredoira’ do meu passado profissional – o Liceu –, imorredoira, porque ‘é recordada como um sonho’, no dizer de Gaston Bachelard”.