Escola Básica de Aver-o-Mar regista sismo ocorrido em Marrocos

0
991
Imagem: Escola de Aver-o-Mar

No passado dia 1 de fevereiro, realizou-se o primeiro Encontro Nacional Escolar sobre sismologia em Sintra. O agrupamento de escolas de Aver-o-Mar marcou presença neste projeto educativo, que teve como objetivo de promover a partilha de conhecimento sobre a sismologia no ambiente escolar. Este evento destacou a importância da colaboração entre o Instituto Dom Luiz (IDL) e o projeto EDUMED com o intuito de criar uma maior inclusão de temas como o da sismologia no sistema de ensino português. Este projeto contou com a presença de professores e investigadores altamente qualificados, como Luís Matias e Maria João Picado.

Foram divulgados alguns sismogramas registados pelos sismómetros instalados nas escolas de vários agrupamentos, nomeadamente: Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral); Agrupamento de Escolas de Freixo (Ponte de Lima); Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim); Agrupamento de Escolas Aqua Alba (Agualva-Sintra); Escola Secundária Ferreira Dias; Instituto Dom Luiz (IDL-UL).

Na Escola Básica de Aver-o-Mar foi captado este evento sísmico, que abalou Marrocos, no passado dia 10 de fevereiro, através do aparelho sismógrafo instalado, designado como REA4D. Através da plataforma Raspberry Shake pode-se não só acompanhar em tempo real os dados sísmicos, como também consultar os registos das últimas 24 horas. Esta iniciativa destaca a importância da ciência e da sensibilização para a sismologia, com o objetivo de aproximar cada vez mais a comunidade jovem ao estudo de fenómenos naturais.