Escola de Aver-o-Mar inicia aulas após mais de um ano com “a casa às costas”

0
2832

Além da Covid-19 que afetou o 3º período do último ano letivo e agora ‘ensombra’ o começo deste em todas as escolas, a básica de Aver-o-Mar ainda teve nos últimos tempos de lidar com as obras de requalificação e ampliação que muitos constrangimentos causaram.

Uma empreitada iniciada no final de 2018 mas que foi forçada a parar por problemas com a construtora, tendo sido retomada já a meio do ano seguinte.

Num texto sobre o regresso às aulas publicado no site da escola, o diretor Carlos Gomes de Sá lembra este percurso difícil: “Iniciámos 2019/20 apreensivos, depois do sucedido, mas preparados para viver 14 meses em contentores. Era esse o prazo de execução da obra. Andámos, literalmente, um ano com a casa às costas”.

Depois, por causa da pandemia e a suspensão das aulas físicas no mês de março, “acabámos por conseguir recuperar tempo perdido, disponibilizando praticamente toda a escola a obras”, descreveu. “Ficamos confinados, nesta fase Covid, a 3 divisões, mas valeu a pena”, exclamou o diretor.

Gomes de Sá agradeceu a todos os que se envolveram neste projeto, incluindo os alunos que colaboraram nas mudanças, tal como aos professores. “Em conjunto, todos metemos as mãos na massa, fizemos das fraquezas forças e a obra aí está. Para durar, para desfrutar e para preservar”.