No dia da Escola no Mar os alunos trocam a sua sala de aula habitual por outra situada a cerca de 20 metros do mar, em plena Marina da Póvoa de Varzim, que funciona como ponto de partida desta aventura do conhecimento. Os alunos participantes pertencem aos Agrupamentos de Escolas Frei João de Vila do Conde, D. Afonso Sanches, Cego do Maio e Rates.
Retomadas as aulas presenciais da Escola do Mar, o Clube Naval Povoense recebeu nas suas instalações náuticas a visita de diversas entidades, entre as quais do vereador da Educação da Câmara da Póvoa de Varzim, Luís Diaman-tino, do diretor do AE Cego do Maio, Arlindo Ferreira, do diretor do CFAE da Póvoa e Vila do Conde, Luís Fernandes, que se juntaram aos dirigentes do clube navalista.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer e acompanhar o desenvolvimento da Escola no Mar, projeto apoiado pela Funda-ção Calouste Gulbenkian e que pretende utilizar as atividades e cultura náuticas como instrumento diferenciador de desenvolvimento de competências nas crianças e jovens em idade escolar dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, tornando-os capazes de enfrentar um mundo em mudança.
A escola do Mar é também uma escola de vida e, por isso, há uma preocupação em desenvolver o espírito de cooperação e de entreajuda entre os que andam no mar, bem como uma atitude social-mente responsável pela preservação dos recursos e respeito pela natureza.
Utilizando o mar como um contexto representativo da comunidade, envolvem-se as crianças na prática regular da vela, desenvolvem-se competências e melhora-se o seu desempenho académico.