A escola do ensino básico localizada ao lado da escola secundária Eça de Queirós, assinalou na quinta-feira, 74 anos em que o estabelecimento de ensino foi inaugurado (1948). Antigos e atuais alunos confraternizaram com responsáveis de entidades que se associaram à festa promovida pela Associação de Pais, na data que foi designada pelo “dia da Escola Nova”.
Antigamente, conhecida por escola primária, o edifício onde é promovido os primeiros anos de ensino às crianças, foi espaço para receber atuais professores e alunos, que aderiram às atividades que integraram o programa comemorativo.
À festa associaram-se autarcas, diretores do agrupamento, escola e do conselho geral, como também da federação de associação de pais recentemente constituída na Póvoa de Varzim.
Nos discursos alusivos à efeméride, destaque para a presença de Antero Cadilhe, antigo aluno, o qual recordou histórias longínquas, mas significativas para realizar a ligação entre o passado e o presente da escola.
Para Hélder Jesus, presidente da Associação de Pais da Escola Nova, este foi um dia feliz, não esquecendo “os pais que confiam no nosso trabalho e que nos ajudam a sermos melhores para que possamos fazer pelos seus/nossos filhos o melhor”.
Fotos Associação de Pais da Escola Nova