Escolas Cego do Maio assinalam Dia Nacional do Cigano para quebrar preconceitos

0
1287

O Agrupamento de Escolas Cego do Maio, através do projeto eduKARTE, celebrou a 24 de junho o Dia Nacional do Cigano, com a dinamização de uma atividade no espaço de convívio dos alunos.

Ao longo da semana, os participantes diretos do projeto eduK’ARTE desenharam e pintaram a bandeira que representa a cultura cigana, bem como, prepararam todo o material necessário para o desenvolvimento da atividade. Já durante a manhã do dia 24, na sala de convívio dos alunos, colocou-se a bandeira e a música que representa o hino cigano, com o intuito de toda a comunidade escolar ser convidada a deixar as suas questões sobre a temática na caixa de perguntas.

Na hora de almoço, o Miguel, dinamizador comunitário do Projeto eduK’ARTE, juntamente com a técnica Joana Rocha e na presença da comunidade escolar (assistentes operacionais, alunos e respetivas professoras) abriu a caixa e respondeu a todas as perguntas que lhe foram colocadas.

Conforme explicou o agrupamento, “foram abordados diversos temas importantes para a desmistificação de estereótipos e preconceitos, como é o caso do casamento precoce, do estilo de vida, dos hábitos e costumes, com perguntas tão simples como, por exemplo, porque as meninas e mulheres usam os cabelos compridos, porque se vestem de preto ou porque trabalham essencialmente nas feiras”, entre outras questões que fizeram parte de uma atividade que tinha como objetivo quebrar barreiras entre culturas.