Escolas de Aver-o-Mar com ação de informação para pais vindos do exterior

0
612

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar levou a cabo uma ação de informação para os encarregados de educação, com enfoque na população migrante, tendo como tema a «Legislação escolar e orientações gerais de segurança».

Ao longo de quase duas horas de conversa, os cerca de 30 participantes oriundos de países externos a Portugal, foram esclarecidos sobre o Projeto Escola Segura, documentos de identificação, criminalidade e procedimentos associados, habilitações para condução e documentos obrigatórios associados aos veículos, entre outras questões associadas ao tema.

Esta sessão do passado dia 17 de fevereiro, aberta pela diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá, que recordou a génese do projeto ‘Aver-o-Mundo’ e fez a apresentação do palestrante, chefe Eliseu Fernandes, da PSP da Póvoa de Varzim, teve também a intervenção da assistente social Andreia Teixeira, coordenadora do projeto Aver-o-Mundo, iniciativa decorrente da candidatura apresentada ao projeto FAMI.

A sessão, gravada e disponível para os elementos enquadráveis no projeto, foi avaliada muito positivamente pelos presentes, oriundos de países como Brasil, África do Sul, Bielorrússia, Moçambique, Venezuela, Canadá, Suíça, Itália, Angola, França e Uzbequistão. Foram, para além da apresentação programa, esclarecidas questões ligadas à revalidação de cartas, processo em que os encarregados de educação referem ter encontrado muitas dificuldades, situação agravada pela pandemia, encontrando-se os agendamentos bastante atrasados.

Nesta fase, e fruto do compromisso assumido, decorrem procedimentos de apoio, envolvendo vários parceiros, estando agendada para 11 de março uma nova sessão de esclarecimento do Gabinete de Apoio ao I/Emigrante, desta feita sobre a temática «Direitos e Deveres dos Imigrantes».

Dia 30 de março, às 19h, haverá também uma sessão sobre interculturalidade.