Escolas de Aver-o-Mar em sessão dedicada aos direitos e deveres do imigrantes

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No âmbito do projeto Aver-o-Mundo, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar promoveu, em 11 de março, uma nova sessão de esclarecimento vocacionada para os encarregados de educação migrantes, desta feita com o tema “Direitos e deveres do imigrantes”, tendo como principal interlocutora Carla Almeida, coordenadora do Gabinete de Apoio ao IEmigrante (GAIE).

A sessão, que contou com mais e duas dezenas de participantes, de várias nacionalidades (Brasil, Canadá, Itália, Uzbequistão e Moçambique), decorreu ao longo de mais de duas horas, dado o interesse demonstrado pelos participantes e a disponibilidade da palestrante, profunda conhecedora de todas as situações, destacando-se as referências às questões da legalização (declaração de entrada), saúde, abonos e troca de cartas de condução.

O diretor do Agrupamento, Carlos Sá, fez a abertura da sessão, explicando o projeto Aver-o-Mundo e as atividades já realizadas e a realizar, com especial enfoque nas destinadas aos alunos/ famílias oriundas de países estrangeiros. Seguiu-se, pela Assistente Social, Andreia Teixeira, a apresentação da conferencista Carla Almeida, licenciada e pós-graduada em gestão de recursos humanos, sendo responsável pelo GAIE, desde 2013, estando ao serviço da autarquia poveira desde 2001.

Esta foi a terceira sessão de capacitação da comunidade educativa para a interculturalidade, que se iniciou com uma sessão sobre o funcionamento do sistema nacional de saúde, a que se seguiu uma outra sobre legislação e segurança, ciclo que se encerra com o acesso a este Gabinete de Apoio local, estreitando-se assim ligações entre a comunidade, no sentido de ir eliminado problemas que afligem aqueles que, por motivos vários, rumam a um país diferente.

As sessões têm sido muito apreciadas pelo presentes, destacando-se a possibilidade de apresentação das suas questões, com partilha de boas-práticas entre os presentes, assumindo-se já como uma rede de apoio, ainda que informal, destacando-se a atitude da escola e da autarquia nesta matéria de integração e interculturalidade.

Para breve está a aplicação, em termos concelhios, de um inquérito que visa o mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho, um dos eixos de ação previstos no projeto Aver-o-Mundo, financiado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração).