‘Escrevo certo por linhas tortas’ é o mais recente livro de David Leite (fotos)

0
1786

Na tarde da passada quarta-feira (15), a Biblioteca Rocha Peixoto acolheu a apresentação do livro ‘Escrevo certo por linhas tortas’, de David Leite. A sessão decorreu no dia em que o autor completou 93 anos de vida.

A obra foi apresentada por Zeza Leite, sua filha mais nova e também ilustradora do livro. Depois, alguns familiares e amigos do autor, incluindo o diseur Aurelino Costa, declamaram poemas do livro, acompanhados à guitarra por José Peixoto.

Este livro é uma compilação de diversos poemas escritos pelo autor ao longo destes últimos anos. Apesar de este não ser o tipo de escrita a que nos habituou, pois normalmente recorre às quadras para expressar os seus sentimentos e contar as suas histórias, ‘Escrevo certo por linhas tortas’ é um livro que vem para surpreender. Quem já conhece as suas outras obras, facilmente reconhece o seu cunho pessoal e o ADN da sua escrita. É um livro autobiográfico onde, em cada poema, se encontra um pedaço da sua vida. Palavras certas que contam histórias, umas mais tortas do que outras, todas elas verdadeiras e muito sentidas.

Este seu sétimo livro é uma compilação de vários poemas escritos ao longo da sua vida, que vem abrir novos caminhos à sua escrita, habitualmente em quadra.

David José Leite nasceu a 15 de novembro de 1930, no lugar de Regufe, na Póvoa de Varzim. Carpinteiro por vocação e construtor civil por profissão, desde cedo entregou-se à sua paixão pela escrita. Usava a plaina e o martelo para moldar a madeira e o papel e a caneta para conquistar as suas namoradas.

O seu talento para a rima foi tornando-se um caso sério e, após a morte do seu filho varão, escreve o seu primeiro livro ‘Saudade’, em 2001. Passado 2 anos edita o livro ‘O Carpinteiro’, seguido de ‘Peregrinação’, ‘Viagem a Itália’, ‘O sonho dos Oitenta’ e, em 2021, o livro ‘Por Amor’.