De 11 a 15 de novembro, a Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto vai promover o ‘Imagens do Real Imaginado’, com o habitual Ciclo de Fotografia e Cinema Documental, que este ano celebra 20 anos.
Durante uma semana, a ESMAD reúne artistas, professores, estudantes e académicos, para o debate e a partilha da diversidade de olhares, através de um programa diversificado do qual constam: masterclasses, workshops, uma homenagem a John Goto e a presença de Martin Parr, artistas britânicos que marcaram a geração contemporânea nas artes da imagem.
O fotógrafo britânico John Goto, falecido em 2023, vai ser homenageado no primeiro dia desta iniciativa. Para tal, vai ser exibido o filme “Goto, a Ilha do Amor”, de Walerian Borowcyzk, no Centro de Cultura do Politécnico do Porto, pelas 15 horas. Na mesma tarde vão ser anunciados os vencedores do Prémio John Goto, iniciativa promovida pela ESMAD para ajudar a lançar novo projeto de jovens autores nas áreas de Fotografia, Cinema e Multimédia. Pelas 17 horas, terão lugar as inaugurações das exposições de John Goto “New World Circus” e “Terezín”.
O Teatro Municipal de Vila do Conde vai ser o palco da abertura oficial do evento cultural, no dia 12 novembro, às 14 horas. Logo a seguir, às 14h30, vai ser lançado o livro comemorativo dos 20 anos do ‘Imagens do Real Imaginado’.
Já pelas 15 horas, haverá tempo para uma mesa-redonda sobre o legado de John Goto, com a participação de nomes como Brandon Taylor, Celia Goto, Ellard Graham, Mark Durden e Olívia Da Silva. Por volta das 16h30 está prevista a inauguração da exposição “Nadir Afonso, no tempo e no lugar” de Olívia Da Silva. Para terminar o dia, às 17 horas, o fotógrafo britânico Martin Parr vai fazer uma retrospetiva sobre a sua carreira.
No dia 13 de novembro, às 15 horas, no Teatro Municipal de Vila do Conde, arrancam as masterclasses, com Regina Pessoa, intitulada “O Meu Processo Criativo”, onde vão passar algumas das mais conhecidas curtas-metragens da sua autoria.
No dia 14 de novembro, o programa inclui um showcase de curtas-metragens da Universidade de Saint Joseph (Macau), a masterclass de Eduardo Brito, intitulada “Às Voltas no Caminho — Cinema, Escrita e Cinema outra vez” e, ainda, fruto da parceria com o CINANIMA, a masterclass “Cada Imagem Conta Um História”, com Piet Kroon, aclamado realizador de cinema de animação.
O workshop “Modo Operativo AND: performar o Comum”, com Fernanda Eugénio, a decorrer na BlackBox da ESMAD, e a masterclass “Documentário brasileiro —Desafios para a crítica e para a realização”, que vai ter lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, estão marcados para dia 15 de novembro, último dia do evento.