Wall Street fechou com sucesso as ações na semana passada, quebrando uma terrível sequência de oito semanas seguidas de quedas no Dow Jones Industrial Average (DJIA), que foi o mais longo em 90 anos desde a Grande Depressão. No entanto, a magnitude e a velocidade das duas quedas não são comparáveis, uma vez que este ano é uma escada rolante descendente em câmera lenta e prolixa, diferente da grave paralisia do investimento em crise.
Os futuros de mercado amplo do S&P 500 subiram quase 6,8% na semana passada e continuaram a registar ganhos no início desta semana. Em termos de possíveis sinais prospectivos, o gráfico S&P 500 cruzou uma resistência crucial em 4.100, um pico de 17 de maio ou alta mensal apenas um dia antes do anúncio de lucro substancialmente menor do que o esperado no primeiro trimestre de 2022 pelas redes de retalho Walmart e Target . O índice S&P 500 foi concluído para desenhar um padrão de reversão de “fundo duplo”. O índice Nasdaq Composite, pesado em tecnologia, acumulou quase 8% dos ganhos, enquanto o DJIA recuperou 6,25% em uma semana.
Tudo isso se tornou possível depois de alguns relatórios de encerramento de temporada terem sido divulgados de vários outros retalhistas do segmento económico, incluindo Macy’s, Dollar Tree e Dollar General Corporation, que realizaram um aumento de preço moderadamente indolor para seus consumidores, mantendo altas margens de lucro para seus próprios negócios durante o último trimestre. Isso inspirou os investidores a acreditar que outros retalhistas corporativos em breve poderiam passar pelo mesmo processo com perdas mínimas de lucratividade.
O sentimento positivo foi fortalecido pelos dados de gastos pessoais do consumidor nos EUA, que mostraram um aumento de 0,9% melhor do que o esperado em abril, em boa combinação com os números de março revistos para 1,4%, de 1,1% das estimativas preliminares. Isso reavivou as esperanças, ainda não confirmadas, de que os efeitos negativos da inflação, que derrubaram a orientação de lucros corporativos, poderiam atingir o pico nos próximos meses.
Esses fatores positivos para os mercados de ações na Europa e na Ásia, como a notícia de que as restrições ao movimento nas principais regiões económicas da China foram afrouxadas, pois Xangai e outras cidades pretendem sair de um bloqueio de dois meses, levaram o índice Hang Seng de Hong Kong também, como o índice Nikkei no Japão para adicionar mais de 2% na primeira sessão da semana. No entanto, o efeito pode ser temporário, pois foi precificado principalmente porque o levantamento das restrições anti-COVID desde 1º de junho foi amplamente anunciado pelas autoridades chinesas com antecedência. Novas altas de dois meses nos preços do petróleo também podem perturbar o sentimento, já que os contratos de petróleo Brent estão acima de 117 dólares por barril. Uma proibição completa dos suprimentos russos parece improvável, mas alguns movimentos em direção à proibição parcial podem aumentar os preços da gasolina, o que é contraproducente para a dinâmica do mercado de ações.
Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company