Esta bizarra semana de Natal também é um momento para as últimas histórias corporativas do ano virem à tona. O mercado está reagindo adequadamente a essas histórias para permitir que as mentes dos investidores tenham a chance de perceber esses efeitos residuais como exemplos do sentimento geral do mercado. Claro, o pano de fundo geral permanece aparentemente negativo após a narrativa hawkish de meados de dezembro dos principais bancos centrais. As liquidações continuam sendo um cenário básico para as próximas semanas, se nada de especial quebrar o silêncio dos feeds de notícias durante a temporada de festas.
A Nike, uma famosa produtora e distribuidora mundial de calçados, vestuário e equipamentos esportivos e de fitness, divulgou seu lucro trimestral de 85 centavos por ação, 20 centavos a mais em comparação com as estimativas médias dos analistas de Wall Street. A receita do trimestre chegou a US$ 13,3 bilhões, contra a estimativa de consenso de US$ 12,58 bilhões. Esse importante indicador de desempenho empresarial está muito próximo dos números anteriores, peculiares em períodos bastante bem-sucedidos. O fato refutou as especulações sobre possíveis perdas de retorno sob a influência da recessão global, bem como das restrições da COVID na China, que poderiam reduzir tanto a demanda local quanto a produção dos principais parceiros fornecedores.
Um salto de 30% nas vendas na maior área de operações da Nike, que é a América do Norte, ajudou a compensar uma desaceleração moderada das vendas na China, enquanto um recorde histórico para a receita do trimestre de US$ 13,3 bilhões contra a previsão de consenso de US$ 12,58 bilhões. e US$ 11,36 bilhões no mesmo período de 2022, encerram o assunto. A pura verdade é que o lucro por ação estava quase no mesmo nível de 83 centavos um ano atrás, mas a própria capacidade de manter os lucros corporativos intactos contra ventos inflacionários contrários é considerada uma grande conquista, então o preço das ações da Nike disparou 12,5% depois o relatório.
Curiosamente, a colaboração entre a Nike e a Apple remonta a décadas, desde o tempo em que os usuários da Apple desfrutavam de rastreamento de condicionamento físico nos primeiros modelos Nike + iPod, e agora os proprietários do Apple Watch estão usando os ultramodernos Nike enfrenta este outono sem a necessidade de comprar nenhum tipo de especial Relógio da Apple. Uma coleção exclusiva de telas digitais de marca é gratuita para todos os proprietários do Apple Watch, pois pode ser aberta em uma nova janela. No entanto, o destino das ações dessas duas empresas é diferente, com os preços das ações da Apple apenas testando seus mínimos de 18 meses nos últimos dias, presos pela baixa demanda. As ações da Amazon, Google, Tesla e a maioria das outras mega capitalizações também estão em tendência de baixa.
No entanto, o preço de abertura pós-lucro de cerca de $ 115 para a Nike também significa perdas contínuas em sua capitalização em mais de um terço, quando comparado aos valores máximos de todos os tempos de cerca de $ 180 por ação no início de novembro de 2021. É por isso que a dinâmica adicional da atitude da multidão para a empresa está melhorando rapidamente e subindo nos dias de hoje. Os analistas da Esperio acham que isso pode significar muito para muitas outras empresas, dependendo se os preços subirão ou pelo menos permanecerão estáveis até a primeira batida de espumante ou madeira durante o jantar festivo que se aproxima.
Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company