Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Vila do Conde auxiliaram, no final da manhã desta quarta-feira (15), dois tripulantes de uma embarcação de recreio, que encalhou após ter ficado sem propulsão à entrada da barra de Vila do Conde. Ambos os tripulantes, de nacionalidade inglesa, não necessitaram de assistência médica.
Segundo comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi dado pelas 11h40 através de um popular que se encontrava nas proximidades. Foram de imediato ativados para o local os tripulantes da Estação Salva-vidas de Vila do Conde e elementos da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, para além de elementos da Associação de Nadadores-salvadores ‘Os Golfinhos’.
No local, as autoridades constataram que os tripulantes “se encontravam bem fisicamente e não necessitavam de assistência médica”. A embarcação, por sua vez, seguia “sem governo em direção ao molhe”. Os tripulantes da Estação Salva-vidas procederam ao acompanhamento da embarcação com bandeira inglesa para o cais da Docapesca, por motivos de segurança para as pessoas e para a navegação.
Depois deste incidente, o proprietário da embarcação foi notificado e só poderá voltar a navegar após ser alvo de uma vistoria, a fim de garantir as condições de navegação. O Comando-local da Polícia da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde tomou conta da ocorrência.